sexta-feira, 27 de novembro de 2009

pra quem o rio é maravilha?


Poucos sabem, mas, no último dia 2 de novembro de 2009, o Rio de Janeiro ganhou um novo título. Além de ser a “Cidade Olímpica”, agora a Cidade Maravilhosa também é o “Melhor Destino Gay do Mundo”. Há quem diga que de “Todo o Universo”, mas enfim...

Sinceramente, eu não sei quem inventou e apoiou essa bodega, mas sem dúvidas não é carioca, nem brasileiro, pelo visto! Tinham outras cinco cidades concorrendo, e por falta de conhecimento de causa, não vou falar que elas são melhores do que o Rio, não. Mas vá lá, não é? Essa tem sido a década do Brazil. Ah, Brazil... Meu Brasil! Aqui no Rio, então, é um braseiro, só. O problema é que na fogueira santa desse braseiro, só quem são queimados são os bissexuais, os gays, as lésbicas... As travestis? Nossa! Essas são usadas como lenha na fogueira! E já ouvi conselhos de que se não colocar bastante lenha o fogo da purificação não fica bonito... Entendeu, bunita?

Então façamos o seguinte: enquanto o povo LGBT lá de fora acredita que o RJ é um paraíso, uma maravilha, um santuário, nós, aqui no Brazil, no January’s River, ou seria River of January? Não sei... Mas o fato é que nós aqui, continuamos a purificar a cidade das sapatões, das bichas, das travecas... Esses seres, que ninguém no Brasil quer ver! E só vê à revelia.

Mas também, os daqui não têm dinheiro para comprar seu locus na sociedade! Pelo menos, a maioria não tem. E como custa caro! O que foi? Você acha que eu estou exagerando?! Mas é assim que funciona. Se você puder pagar pela minha amizade, pelo meu ‘friendly’, fica tudo uma maravilha! Ah... Os LGBT têm vez aqui? Tá bom, então. Esqueci das Paradas do Orgulho Gay. É verdade que nessa hora todo mundo vê pela televisão as lésbicas, os gays, as travestis, e todas as outras letras da sigla durante dois minutos e meio na reportagem do Jornal Nacional...

Mas e quando acaba a Parada? Aí, a parada é outra! O orgulho desce forçado pela garganta, e com gosto de sangue. Você lembra aquele poema das palmeiras e dos sabias? Pois é... Nessa realidade do maravilhoso Rio de Janeiro ela se modifica um pouquinho, e seria mais ou menos assim:

'Minha terra tem porrada,
Onde grita a travesti.
As travas que lá apanham,
Não apanham como as daqui.’


O que foi agora? Não gostou?! Ok... Ok... Eu retiro o que disse. O Rio de Janeiro não é maravilhoso! Melhorou?


______________________
Fontes:

O Globo -
Rio é eleito melhor destino gay do mundo entre seis cidades
365 Dias Viajando -
O melhor destino gay do mundo