sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

pequenas saias, grandes hipocrisias


Nos dois últimos meses, a mídia impressa, televisiva, radiofônica, quiçá interplanetária, estampou suas manchetes com a história da “bela e inocente” moça universitária que, devido a uma saia que não tampava nem a cabeça do meu dedão do pé, foi avacalhada publicamente e chamada injustamente de puta. O fato é que Geisy Arruda conseguiu sacudir muito mais do que simplesmente as cuecas de seus amigos de faculdade.

Mas não me darei ao trabalho de descrever os fatos, em primeiro lugar porque tenho certeza da ciência de todos a respeito do que aconteceu com a moçoila, e em segundo, porque não tenho a menor intenção de juntar-me aos lesados e medíocres defendendo um ou outro lado. Na verdade, o que me intrigou nesse caso foi o levante de moralidade que se abateu sobre o povo. Meu Deus! Onde estamos? Pensei que aqui fosse o Brasil...

Eu pensava que por aqui o povo gostava de ver a bunda alheia aparecendo faceiramente através da roupa. Não sabia que estávamos imbuídos de uma moral quase muçulmana. Bem... Mas já que é assim... Estou dentro! Também quero participar dessa cruzada em prol dos bons costumes e da decência. E já sei por onde começar: dançarinas de funk e axé.

Nós da Executiva Pró Bons Modos (ExProBoMo – leia-se ‘êspróbómó’) iniciaremos uma campanha por todo o território nacional para mostrar para todas as mulheres que o exibicionismo do corpo não deve ser estimulado, e que as mulheres que o fazem não são dignas de respeito! E junto, distribuiremos burcas. Ah, mas o problema não tem nada haver com música, e sim com o ambiente que era inapropriado?!

Pois é... Tenho que concordar. De fato o problema está no ambiente. Espaços de ensino são puros, somente existem coisas boas, pensamentos positivos, idéias que mudam diariamente nossa sociedade para melhor. A começar pelos seus professores! Não é à toa que existem quatro livros na bíblia que tratam da criação do professor enquanto o ser mais puro de todos, mais até mesmo do que os anjos.

É por esse motivo que usar saia curta e ser filmada dançando com a calcinha “toda enfiada” é proibido, e essas mulheres merecem ser escorraçadas! Ironias à parte. Quer usar roupa curta ou mostrar a bunda num show? Ótimo. Faça o que queres.

O que me intriga é como pode um povo como o nosso que cultua a mulher como um simples objeto desprovido de quaisquer qualidades e que existe apenas para saciar as vontades da carne masculina, achar-se no direito de humilhar e ameaçar alguém que aparentemente cumpra esse papel e de bom grado. Para mim é uma enorme incoerência.


________________________________
Fontes:

ZaP!4FuN –
nota pública da ação da reitoria da UNIBAN
Lemos [ idéias ] –
Caso UNIBAN: usar mini-saia é crime?
CBN –
A saia justa da UNIBAN
Bloguei –
Professora dançando TODO ENFIADO sem censura